19 novembro 2008

O avançar da noite – Cães, crianças e espera[nças]

A noite cai aos poucos e a escuridão vai se apossando do céu, as luzes da cidade começam a ser acesas e os veículos velozes já acendem seus faróis...

Atravessando a barreira de som, a que a música do MP3 toca, ouço os latidos de um cão que insiste em se fazer presente em meio a tanto barulho, tanto movimento.

Enquanto esperam o ônibus, a criança desafia a mãe, que pede insistentemente para que ele se aquiete, enquanto ele insiste em correr.

A fria brisa já se faz sentir e resfria os corações, mentes e corpos quentes e cansados depois de um dia quente em clima e afazeres [para alguns].

...já nem tão sutil, a noite se pronuncia cada vez mais rápido...

O cão cansou e se recolheu acorrentado; a criança se distrai com um sonho, não o que vem com o sono, mas sim um daqueles expostos na suja e pequena estufa de lanches.

Mas o movimento continua, outras crianças se movem e insistem em descobrir o mundo que as cercam: brincam com telefones, cadeiras, detalhes do vestido rodado.

“Quanto mais o ônibus demora, mais eu fico com frio”, ouço um dos infantes dizer, linda, de cabelos cacheados, com vestido rosa princesa e o sorriso de esperança e alegria de ser criança.

... a noite mostra-se irrevogável e o céu já assumiu a cor azul-fim-do-dia-indiscutível...

A espera continua. Alguns poucos já tomaram seus destinos, mas cá estamos alguns a esperar ainda.

Aguardamos que nossos caminhos sejam percorridos, aguardamos que possamos nos encontrar com nossos destinos que são vários e variados.

Acho que assim muitos vivem, aguardando sempre que algo aconteça e faça a espera acabar. Alguns fazem com que aconteçam, outros nem se importam.

Eu faço as duas coisas: às vezes aguardo, às vezes faço acontecer. E não reclamo, sei que nem tudo é como ou quando queremos.

... mas sei que a noite não é eterna, e que o negro que agora se apossou completamente do céu não é de todo ruim, há coisas boas também que a noite trás, os amantes que o digam...

Logo o sol sairá novamente, aquecendo e dando esperança à mente, corpos, corações e almas. Logo a sombra irá embora e a luz reinará soberana!

E mesmo assim, as crianças continuaram a desafiar seus pais e descobrirão o mundo que as rodeiam, os cães continuarão a ladrar e tudo vai seguindo nesse ciclo interminável de luz e sombras.

Nenhum comentário:

Quais dores você carrega?

Há um ditado que diz que só quem sente a dor é que sabe como dói. Concordo. Cada um tem uma experiência,uma bagagem, um modo de ver e sent...