21 junho 2007

Ainda existe São João?!

Fogos estourando no céu, criaças empolgadas com seus traques de salão e roupas xadrez. É impressão minha ou essas coisas já não acontecem mais?

Lembro-me de quando eu era criança, todo aquele movimento entorno das comidas a base de milho, aimpim, amendoim, como canjicas, curais, bolos, biscoitos e outras tantas guloseimas. Para os adultos, além de todas as comidas, haviam os licores, os quentões, as festas;

O ar estava carregado do clima junino.

Hoje em dia, não sei se por conta da correria, não percebo mais isso.

Onde estão as quadrilhas, os forrós, as fogueiras, as roupas xadrez, os chapéus de palha, as trancinhas das meninas? Para onde foram?

As rádios já não tocam o bom forró, o xote, ou o baião. O que mais se ouve é um tal de arrocha, cuja dança parece uma crise nervosa ou uma baita dor de barriga. Na melhor das hipóteses, está a tocar um pseud-forró, com giutarras, teclado e outros apetrechos que soh servem para fazer os bailarinos se exibirem em acrobacias no palco.

Onde foi parar a boa músca de Luis Gonzaga, Dominguinhos e companhia?

Quero o cheirinho de biscoito de novo no ar, quero ouvir o bom e original forró, querover e dançar uma bela quadrilha junina, quero os traques de salão e os fogos de artifício a pipocar.

Queria reviver o São João da minha infância, com inocência e alegria: um chapeu de palha, uma camisa xadrez e uma calça remendada.

E novamente, como traz a canção, poder falar: "O São João passou aqui?! PASSOU!"

Nenhum comentário:

Quais dores você carrega?

Há um ditado que diz que só quem sente a dor é que sabe como dói. Concordo. Cada um tem uma experiência,uma bagagem, um modo de ver e sent...