26 abril 2007

Miudezas...

Conversando com um amigo durante uma das manhãs livres na universidade, foi mencionada uma frase do escritor de "O pequeno príncipe", Antoine de Saint-Exupéry. A frase é: "O essencial é invisível aos olhos" . A citação coroou o pensamento que vinha alimentando nos últimos dias e que resistia em se materializar em palavras. Parecia esperar a deixa.

Em meio ao corre-corre diário, às contas, às dividas, aos horários e compromissos, entre os 'ir' e 'vir' e os afazeres, acabamos esquecendo dos detalhes. Digo detalhes, sim. Mas não no sentido de ser algo que apenas finalize ou que pouco acrescente. Falo no sentido da sutileza, da leveza que essas coisas, os detalhes, têm.

Muitas vezes achamos que será um desperdício de tempo, um mal uso, parar e escutar aquela música que agrada aos ouvidos, com calma, prestando atenção no que ela diz, por que agrada tanto... ou dar uma pausa e saber das últimas novidades que seus amigos têm para contar... ou ainda se dedicar a observar o tempo, sentir a brisa e o sol no rosto, olhar para o céu... prestar atenção nas pessoas que te rodeiam diariamente, com as quais mal se troca um bom dia.. ouvir o coração e dizer 'eu te amo' às pessoas queridas... observar uma flor, sentir-lhe o aroma... rir de si mesmo... agradecer a Deus!

Tudo isso, todas essas miudezas podem até não gerar renda nem aumentar a nota de um trabalho acadêmico, de fato.

Mas são essas miudezas que certamente farão de você uma pessoa melhor, mais calma, mais agradável, que se conhece de maneira mais profunda... são elas que te tornam mais doce, mais humano... torna mais fácil a compreensão do (e pelo) outro.

Os menores detalhes nos gestos, na fala, no vocabulário de uma pessoa podem significar muito mais do que palavras. Se vc consegue captar essas miudezas, você a entende muito melhor... como diz um outro amigo... as vezes pingo é letra.

Jah me perdi no rumo da prosa... mas acho que consegui passar ao menos parte do meu pensamento. E uma dica: Tenha calma, saiba parar e observar as inúmeras, por vezes gritantes, por vezes discretas, miudezas. Seja do ambiente, do tempo ou das pessoas.

Eh isso! Ateh breve!

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Coisas miudas... que devaçam meio mundo de pessoas a se encantarem... com o por do sol.. com a juventude, coma beleza da vida... e com as coisas feias dela tb....
Coisas mais do que miudas... coisas de tão pequenas, peqeuninissimas... QUe fazem enorme diferença...
Good Text...

Quais dores você carrega?

Há um ditado que diz que só quem sente a dor é que sabe como dói. Concordo. Cada um tem uma experiência,uma bagagem, um modo de ver e sent...